Surgido nos anos 70 mundialmente, o termo Cloud Computing ou Computação em Nuvens ganha força nos dias atuais. Trazendo uma reviravolta no aspecto da mobilidade e portabilidade, o acesso através de “nuvens” fará da TI, num futuro próximo, uma espécie de serviço ao consumidor.
Poder ter códigos acessíveis em uma plataforma em nuvem, pode parecer a solução ideal para grandes e médias empresas e consumidores comuns, que precisam de acesso rápido em qualquer lugar a sistemas e aplicativos. Uma vantagem é a queda de preço nos investimentos a hardware. Além da portabilidade não serão mais necessários super computadores para servirem de estações já que, os mesmos só precisarão fornecer o acesso à internet. Aliás, nem de estações, já que hoje os celulares representam uma ótima alternativa para esse tipo de acesso. Todas as operações serão feitas nesse ambiente “virtual”.
Os clientes ainda podem escolher qual o tipo de “nuvem” vão querer... Pública ou Privada. Apesar de conceituadamente não existir diferença entre elas, esses dois tipos de nuvens surgiram por causa do nível de segurança, privacidade e disponibilidade que algumas empresas necessitam. Nesse caso se usa o termo Private Cloud, que exige claro, mais investimentos para implantação.
No Brasil a Cloud Computing foi testada inicialmente em 2007, mas, não obteve ainda os resultados esperados e que podem ser atingidos já que o país ainda tem uma deficiência muito grande na infra-estrutura de telecomunicações. Por isso existe uma grande cautela e até mesmo rejeição dessa tecnologia aqui, e com razão. É necessário se analisar com cuidado se compensam os investimentos ou migrações por enquanto, pois, os benefícios da Cloud Computing podem não ser alcançados em sua totalidade.
É um tema muito extenso, nesse pequeno artigo não detalhamos sobre as plataformas, segurança, integridade dos dados, aumento do uso de softwares livres, enfim... Buscamos dar apenas uma visão geral dessa tecnologia que está em um futuro mais próximo do que imaginávamos a uma década atrás.
REFERÊNCIAS:
http://fbotech.blogspot.com/2010/05/programacao-nas-nuvens.html
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/923/computacao_nas_nuvens
Kamila Fernandes dos Santos
Aluna II período do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - Facig
Nenhum comentário:
Postar um comentário