Muitas pessoas vêm me perguntar o que é o tal de conceito de computadores em nuvens (Cloud Computing), dá até para visualizar as pessoas imaginando computadores voadores, quem é da década de 80 pode imaginar algo como os “Jetsons”, mas na verdade isso é somente um conceito e pretendo explicar melhor como funciona essa tecnologia que promete ser a tendência para a próxima década.
A era das Nuvens
Até hoje o conceito que a maioria das pessoas tem sobre o uso da tecnologia da informação é a de que devem possuir no mínimo um computador próprio, com um ou mais dispositivos de armazenamentos (conhecidos como HDs, Pendrives e outras mídias de CD ou DVD), para que possam realizar seus backups (guardar os arquivos mais importantes por medida de segurança). Sem falar nos custos de licenças de softwares (caso não queiram ter uma cópia pirata). Quem nunca levou um pendrive ou uma cd a um lugar e quando precisou abrir o arquivo ele estava corrompido, na época do velho disquete isso era pior ainda!
No conceito de nuvens, tudo o que você precisa é ter acesso a internet, seja em um dispositivo móvel como o netbook, computador próprio ou mesmo de uma lanhouse, Deles você tem acesso a sua nuvem, espaço disponibilizados por prestadores de serviços especializados em hospedagem de site (também conhecidos como Data centers ou Host Centers), existem alguns gratuitos como o próprio Google. Lá você pode criar, renomear, armazenar e editar diversos tipos de arquivos (Textos, Planilhas, PDFs, Apresentações, etc...) Também existem espaços onde você armazena suas fotos, vídeos e arquivos de música (MP3). Assim o conceito de que o que é “nosso” tem que estar dentro de nosso computador, pendrive ou DVD está com os dias contados, basta enviar tudo isso para a sua nuvem e curtir, trabalhar ou acessar quando e de onde quiser.
Para as empresas o conceito também existe o conceito, mas com diferenciais como não ter que comprar equipamentos próprios e softwares. Ela está utilizando esses recursos vindos da internet e um outro elemento importante do Cloud Computing é que as empresas vão estar pagando por esse serviço na medida em que elas usam. Ou seja, ele contrata, se usa pouco, ele paga pouco.
Com a internet se popularizando e com o aumento do acesso a bandas verdadeiramente largas (acima de 8 MB/S) ao invés da atual em nossa região que é de no máximo (1 MB/s), não haverá mais a necessidade de fazer downloads de músicas, filmes e outros, tudo estará nas nuvens e você poderá dizer que se “diverte nas nuvens” ou “trabalho nas nuvens”.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário