Hoje em dias as chamadas redes sociais e outras tecnologias que envolvam grupos de pessoas na internet, como blogs, twitter e outros do mesmo gênero, essas coisas que quase todos já ouviram falar e que está cada vez mais está presente em nossa vida pessoal. Mas você já se perguntou como isso pode afetar a sua vida profissional?
Quem é você na Internet?
Você já fez a experiência de colocar seu nome completo no site da Google para ver o que aparece?
Algumas pessoas podem ter homônimos, mas mesmo assim é possível identificar quem é quem, em função da cidade, idade e ramo de atuação profissional. Não é de hoje que algumas empresas em seus processos seletivos buscam o perfil do possível contratado desta forma e assim fica sabendo se ele tem blog, site, twitter, Orkut e assim podem dar uma olhada no “comportamento online” do candidato.
Vou dar um exemplo, se no meu Orkut eu participo de uma comunidade “Eu odeio trabalhar”, alguém contrataria essa pessoa? É claro que esse é um exemplo para descontrair, mas se ligue, pois eles olham mesmo o que você posta, suas tendências e outras informações que julgue relevante.
Cada vez mais as empresas investem em redes sociais internas, para que possa manter a boa convivência na empresa, rapidez em informações de diversos setores, espaço para novas idéias, enfim pode ser uma poderosa ferramenta colaborativa e as empresas buscam pessoas que tem facilidade de se adaptar ou utilizá-las.
Sendo assim a dica de hoje é, esteja conectado, mas cuidado para não se prejudicar profissionalmente. Sugestão pessoal, crie um perfil com seu nome verdadeiro, com objetivos profissionais e outro com um nick ( apelido ) onde você pode se divertir a vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário